Anuncie aqui!

Nota Jogos E Consoles

Novo blog

os videos games fazem mal?

sábado, 28 de maio de 2011

Os videogames são mesmo prejudiciais às pessoas?

Muitas pessoas, entidades e a própria sociedade afirmam que os videogames são prejudiciais porque promovem o sedentarismo, o fracasso, estimulam a agressividade, o racismo e muitos outros aspectos negativos.

Não satisfeito com este tipo de afirmação, posso assegurar que todos os jogadores que conheço (incluindo eu), são pessoas totalmente saudáveis mentalmente e jamais sofremos de nenhum tipo de transtorno, seja ele qual for. O problema é que a maioria das pessoas que criticam os videogames teve pouca experiência com eles e não se interessaram em aprofundar-se mais sobre o assunto. É muito comum ver na televisão, jornal e revistas, pessoas que criticam os videogames sem conhecer ou saber, pelo menos um pouco, o que estão dizendo…

Mas, neste artigo não vou me estender criticando aqueles que pensam ou acham que os videogames são ruins ou prejudiciais, mas, sim, mostrar que aqueles que usam o videogame no sentido comum pensam o contrário, e que ele oferece mais efeitos positivos que maléficos. A verdade é que os jogos estimulam a imaginação, divertem e entretém – como qualquer outro produto cultural e de entretenimento. Eles também nos ajudam em outros aspectos interessantes e curiosos que listo ao longo deste artigo.

- Os videogames são uma forma de reduzir o estress, de relaxar após um dia cheio de trabalho e da rotina diária na vida de qualquer pessoa.

- Há estudos que afirmam que os jogos de ação ajudam a melhorar a visão e a percepção dos usuários. Jogar estimula a capacidade de solucionar problemas e auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades como, por exemplo, a coordenação e os reflexos. - Os videogames auxiliam na capacidade de socialização das pessoas. - Ajudam a desenvolver habilidades. Por isso, aqueles que jogam videogames, pelo menos durante três horas por semana, cometem 37% menos erros no trabalho e trabalham em um ritmo mais rápido, comparados àqueles que nunca jogaram.

A “ciberpsicologia” é uma disciplina que busca a cura para problemas reais por meio dos videogames, como por exemplo, traumas e diferentes patologias. Sendo assim, os videogames também são benéficos à saúde nos seguintes casos:

- Ajudam a superar e enfrentar fobias, sendo uma boa receita para vencê-las.

- Funciona como uma terapia que expõe o paciente aos seus medos, dentro de um ambiente totalmente controlado.

- Pode-se utilizar, por exemplo, o jogo “Prince of Persia” para simular grandes alturas ou espaços pequenos para aqueles que sofrem de vertigem ou claustrofobia. Outros títulos, como “Forza Motorsport” podem auxiliar no combate ao pânico que muitos apresentam quando sentam ao volante de um carro na vida real.

- Alguns videogames estimulam ainda mais o cérebro, e o exercita para responder mais rapidamente. Assim sendo, patologias associadas à perda de controle e de memória, podem ser curadas com terapias que utilizam os videogames como remédio, sem contar que muitos títulos facilitam o exercício do autocontrole, segundo alguns estudos.


- Um menino ou menina que passa pelo complicado processo de divórcio dos seus pais, pode superá-lo com a ajuda de um videogame onde, por exemplo, uma criança enfrenta situações semelhantes numa forma menos ameaçadora. Desta maneira, o menino ou menina está sendo exposta a situação e aprendendo a lidar e assimilar a dor, ajudando e diminuindo seu sofrimento.


- Pesquisadores da Escola de Medicina de San Diego, nos Estados Unidos, afirmam que os videogames interativos são úteis para tratar os sintomas de depressão nos adultos e pessoas na terceira idade. Uma informação que pode ajudar vocês, pais, avós, tios e tias, a compartilharem algumas horas na frente dos videogames com seus filhos, netos e sobrinhos…

Muitos especialistas afirmam que os videogames também são uma boa terapia para doenças graves como o câncer. O Hospital das Clínicas em São Paulo recorre aos videogames para que meninos e meninas com câncer se distraiam e se divirtam depois de intensas seções de quimioterapia. O objetivo é ajudar estas crianças a passar pela terrível experiência que as seções de quimio oferecem e fazer com que elas se esqueçam pelo menos por alguns minutos da doença. Não é a cura, mas sem dúvida é uma grande ajuda.

Como podem ver os videogames nos proporcionam muitíssimas coisas boas, desde que, claro, joguemos com controle. Por isso, não temos que ter vergonha de desfrutar deste prazer tão maravilhoso, mesmo que muitos ainda insistam em falar mal.

1 comentários:

Arquivo Digital disse...

Parabens o seu site esta muito bom. tem otimos conteudos de noticias
desejo muito sucesso pra vc... visita o meu

Jogos Para Celular

Postar um comentário

http://matheus-filess.webs.com/GTA%20e%20Novidade%20de%20Games/GTAFLASH.swf
DESCRIÇÃO-AQUI.